Um pouco de exercícios físicos todos os dias

Realizar atividade física todos os dias parece algo muito distante para a maioria das pessoas, especialmente para quem não faz nem 1 ou 2 vezes na semana, certo? 

A grande maioria não consegue iniciar ou ter sequência, porque a cobrança por resultado já vem na primeira aula e os treinos de maneira geral são muito longos e acabam assustando quem é sedentário ou não está em uma fase muito boa para iniciar.

Diante desse cenário, é fundamental o papel do profissional para entender e intervir. A prática da atividade física deve começar devagar. É muito importante que o aluno compreenda que realizar um pouco de atividade todos os dias é melhor do que treinar 1 ou 2 vezes na semana por muito tempo. 

Depois que começar, são necessárias algumas reflexões para manter a regularidade: as aulas são dinâmicas ou você já sabe tudo o que vai acontecer antes de ir? Já parou para pensar nisso? Que tal começar a mudança?

A relação com o tempo é algo que vem mudando muito. Quando abordamos a adaptação e a sequência de treinos, é válido ressaltar que o nosso corpo lida muito melhor com estímulos frequentes e vai se desenvolvendo através da repetição e tornando o treino como algo comum. 

Quando isso acontece, é preciso pensar em estímulos novos, com uma nova sobrecarga para que o aluno possa evoluir, sendo colocado à prova e buscando novos desafios. 

Todos evoluímos muito mais quando somos desafiados, mas é claro que devemos saber nossos limites e pensar no que podemos atingir em cada passo. Lembre que tanto os objetivos de curto prazo quanto os de médio prazo podem ser ótimas  escolhas. 

Mas e com a rotina frenética muitas vezes imposta pela sociedade atual, como fazer para realizar exercícios físicos todos os dias? 

Realmente não é fácil, mas existem maneiras de conseguir! Vamos lá: 

Ir à academia 1 a 3 vezes na semana é totalmente possível. Já nos outros dias, que tal realizar alguns exercícios em sua casa antes do banho, ao acordar, antes do almoço ou no final do expediente? 

Sabemos que é nesses momentos em que chegam AS DESCULPAS, não é? Elas são várias: não tenho tempo, tenho filhos, estou muito cansado, quando me aposentar eu começo, entre outras.

Mas sua saúde NÃO PODE esperar! Tenho absoluta certeza de que vale a pena se cuidar hoje para ganhar alguns anos de vida saudável lá na frente. Já parou para refletir que se você não se movimentar agora poderá chegar na terceira idade cheio de restrições de movimento nas suas atividades cotidianas? 

Além disso, cuidar do seu corpo e da sua mente é necessário para que você esteja bem para cuidar da sua família, do seu trabalho e lidar com os desafios pessoais e profissionais. 

Reflita sobre isso, considere o longo prazo e tente se imaginar daqui a 20 anos. 

Se você concorda com essas reflexões, chegou a hora de encontrar um tempo para si e para cuidar do seu bem maior: sua saúde! 

Procure um profissional de qualidade! Não devemos entregar nosso bem maior na mão de qualquer um. E, se você já treina, converse com seu professor sobre isso. Vamos juntos em busca de maior qualidade e funcionalidade para nossa vida!

Fonte: Douglas Tessaro

Follow by Email
Youtube
Youtube
Instagram