O que precisamos para valorizar ainda mais os profissionais de educação física?

Durante muito tempo o profissional de educação física esteve limitado à atuação em esportes de rendimento, que estão presentes nos grandes eventos esportivos, ou como na década de 80, quando a maioria dos profissionais atuavam prioritariamente dentro de escolas.

A regulamentação da profissão não é algo novo. Iniciou nos anos 40, mas tomou forma nos anos 80 e finalmente regulamentada pelo então presidente da república somente em 1º de setembro de 1998, data esta em que ficou marcada como o DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

Atualmente, pode-se dividir a atuação do educador físico em duas grandes áreas: a primeira relacionada à licenciatura (quando o educador está apto para atuar dentro do ambiente escolar, independentemente do nível de ensino) e a segunda, relacionada ao bacharelado (quando o educador está apto para atuar com treinamentos esportivos, academias, centros esportivos, enfim, ampliando as possibilidades de atuação relacionadas à rendimento ou à saúde e bem-estar através da atividade física).

Diante de um histórico longo de luta para regulamentar a profissão, muitos são os desafios desta, que assim como outras, vêm buscando ampliar seu espaço e valorização através do aperfeiçoamento constante dos profissionais e é fato que, o educador físico dos anos 90 não pode ser mais, o mesmo para 2020, então, acompanhe abaixo algumas das nossas dicas para se reinventar ou se atualizar na profissão e assim buscar ainda mais valorização e consequentemente, sucesso profissional!

Defina uma área de atuação!

Depois de concluir a graduação em Educação Física e solicitar o pedido do seu registro profissional – CREF (assim como acontece em outras profissões como a odontologia, medicina, fisioterapia, enfim…) você deverá optar pela sua área de atuação.

Dentro da licenciatura ou do bacharelado existem muitas opções de atuação. Vivemos na era da informação e do conhecimento, então, você precisa definir qual é a sua especialidade, afinal, ninguém domina todos os assuntos, não é?

Busque ter propriedade na área de atuação escolhida!

Muitos profissionais se formam e vão trabalhar em uma sala de musculação ou escola.

É extremamente importante ter profissionais que atuem nestas modalidades, porém, para se diferenciar você precisa se profissionalizar em uma área específica (que pode ser inclusive a musculação ou a escola, queremos deixar claro que este foi só um exemplo).

Lembre-se, se você fizer igual todo mundo, será tratado como todo mundo!

Atualize-se!

Você já parou para pensar sobre qual é a sua forma de se atualizar?

Cada pessoa aprende de um jeito e é preciso descobrir a sua forma de aprender.

Atualize-se constantemente fazendo cursos, comprando e lendo livros, buscando um curso de pós-graduação, organizando grupos de estudos, relacionando teoria e prática.

O profissional que em 2020 permanece 1 ano sem se atualizar pode ser considerado um profissional atrasado e consequentemente, com tantos jovens entrando no mercado de trabalho, poderá perder espaço.

Desenvolva competências que vão além da sua profissão!

São as chamadas competências relacionais, já ouviu falar?

Vivemos em um tempo onde somente ser bom tecnicamente não garante que você seja o melhor!

É preciso saber se organizar, planejar, dialogar em e com o público, compreender visões de mundo diferentes das suas e trabalhar em equipe.

Defina o que é sucesso para você e quão longe você quer chegar na profissão!

O conceito de sucesso é muito variável de uma pessoa para outra. Pode variar entre ter muitos clientes, ser referência na área de atuação para outros profissionais ou para a população em geral ou ainda, ganhar muito dinheiro.

Imagine o cenário ideal para você e defina trilhas e metas para alcançar seus objetivos!

Além destas 5 dicas acima, lembre-se que o bom profissional é aquele que acredita no seu trabalho e que pratica aquilo que fala!

Se você é educador físico e chegou até aqui, fica o convite: vamos juntos trabalhar em prol de uma profissão melhor, com mais conhecimento e maior assertividade para atender nossos clientes/alunos!

E se você é nosso aluno e veio conferir este post, fica o nosso muito obrigado! Por acreditar no nosso trabalho e valorizar a nossa profissão!

Fonte: Douglas Tessaro

Quem é Douglas Tessaro

Follow by Email
Youtube
Youtube
Instagram